sábado, 20 de outubro de 2012

Risoto de Camarão com Manga e Castanha


Ontem entrei de férias e queria comemorar! Pensei em fazer um risoto com camarão e champagne (espumante, na verdade...)... Mas só parei de trabalhar às 20h, então tive que me virar com o que tinha aqui por casa... Daí, pensei nesse risoto de camarão, com manga e castanha! E ficou muito bom!

Antes de começar a ler essa receita, recomendo dar uma olhada no post do Risoto com Lascas de Salmão (porque lá expliquei dicas gerais para um bom risoto). De qualquer forma, a receita completa desse risoto, segue...

Ingredientes:
- 2 xícaras para arroz de risoto;
- 250g de manteiga (pelo menos 2 colheres de sopa devem estar bem geladas);
- Fio de azeite;
- 1 cebola grande picada;
- 400g de camarão;
- Caldo de camarão ou legumes*;
- 1 xícara de vinho branco seco (acho que com espumante fica bom também, viu!);
- 1 xícara de queijo parmesão ralado (rale na hora!);
- 1 manga cortado em cubinhos (importante que esteja madura, doce e firme);
- 1 xícara de castanhas bem quebradinhas;
- Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto.

* Comprei o camarão já todo limpinho, por isso usei o caldo de legumes (quadradinho ou sachê). Se você comprar o camarão para limpar, ainda melhor, pois poderá usar as cabeças e caudas para fazer o caldo natural do camarão, da seguinte forma: Remova cabeças e caudas dos camarões e coloque em uma panela funda. Cubra com água (1 e 1/2 litro, mais ou menos), coloque sal e ligue o forno, para cozinhar por  uns 10 ou 15 minutos.

Modo de fazer:

Prepare o caldo. 

Em uma panela (frigideira ou wok), coloque um pouquinho da cebola picada, 1 colher de sopa da manteiga e fio de azeite por cima (pra evitar que a manteiga queime). Ligue o fogo. Coloque sal e pimenta do reino dos camarões já limpos. Quando a panela estiver bem quente, grelhe os camarões. Faça primeiro uma metade, retire, e, depois, a outra metade. O cozimento é muito rápido! Fique de olho. Basta uns cinco minutos (porque depois ainda vai cozinhar mais, no calor da panela de risoto, e camarão muito cozido fica borrachudo).

Em uma 3ª panela (bem funda), coloque a cebola picada, 2 colheres de sopa de manteiga e um fio de azeite. Ligue o forno. Quando a cebola começar a brilhar, coloque o arroz e misture bem. Um pouco depois, coloque o vinho. Mexa bem. Quando tiver evaporado o cheiro de álcool (você só vai saber se cheirar!), comece, pacientemente, a colocar o caldo quente da outra panela, com uma concha, aos poucos. Mexa o risoto após colocar cada concha. Não deixe o arroz secar totalmente entre uma concha e outra. O processo todo vai durar até uns 20 minutos. Prove, para ver se o risoto está no ponto (não é pra ficar seco, nem que nem papa. Você só vai saber o ponto ideal só provar). Testado o sabor e a consistência do arroz, desligue o fogo. Provavelmente você terá que colocar sal e pimenta do reino nesta fase.

Coloque a manteiga gelada (2 colheres de sopa). Mexa. Coloque o queijo parmesão ralado. Mexa. Coloque o camarão, a manteiga e a castanha. Mexa tudo.

Essa receita rende bastante, umas 6 porções!

No prato em que servir, coloque por cima uns pedacinhos de manga, algumas castanha quebradas, queijo parmesão ralado e pimenta do reino moída, pra ficar mais bonito! Sirva logo, para não esfriar!

4 comentários:

  1. Nat,

    Deve ser delicioso, mas vou fazer sem a manga, senão marido não come. Boas férias pra vc, tenta descansar e relaxar para aguentar o restante desse ano, que não deverá ser fácil. bj

    ResponderExcluir
  2. O dudu fez maior cara enjoada qdo falei q era com manga, mas repetiu 4 vzs!!!! Nem me fale

    ResponderExcluir
  3. Minha querida prima e ex aluna adorei o seu blog mas senti falta de receitas de carne, estou querendo lançar um prato novo no SG e preciso de sua ajuda. Beijao

    ResponderExcluir